NÓS TROFÉUS CONTATO TRABALHE AQUI
NÓS TROFÉUS CONTATO TRABALHE AQUI
Executa - Gestão de Internet


Robôs inteligentes duelam em competição de alunos do Mackenzie
25/10/2012

 


Eles já estão entre nós. Cada vez mais incorporados à realidade do setor produtivo, os robôs são planejados desde os tempos do colégio, e aprimorados em universidades de ponta como o Mackenzie, cuja Escola de Engenharia (EE) promove a 4ª Competição de Programação de Robôs Inteligentes da Engenharia Elétrica/Eletrônica no próximo dia 29 de outubro, em São Paulo.

 

A partir das 17 horas, no Auditório da Escola Americana (prédio 46, antigo 29 do campus Higienópolis), equipes de alunos da EE competirão após programarem seus robôs microprocessados e dotados para se movimentarem em uma pista com obstáculos diversos. Quem obtiver a maior pontuação dentre as tarefas propostas para os robôs, leva. Além de medalhas, os três melhores grupos ganharão um curso avançado de robótica gratuito da ABB, forte empresa do segmento, que apoia a iniciativa e depois da premiação oferecerá a palestra "Robótica e Aplicações Industriais" aos presentes.

 

A competição visa introduzir os estudantes à área de Robótica, além de desenvolver neles o raciocínio e a aptidão por programação. De forma lúdica, pois cada grupo, ao receber seu kit de montagem de robô da Lego e se voltar a ele, parece retornar no tempo. “Além da importância acadêmica, pois os alunos irão estudar no curso disciplinas de Controle, Automação e Robótica, a grande atração é que eles aprendem brincando”, resume o coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica e Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Paulo Garcia. 

 

Organizador da competição ao lado da colega Renata Gazzaneo, o aluno Arthur Farneze, do 8º período de Engenharia Elétrica, esteve por trás de todas as edições, tendo se interessado pela programação robótica desde que o primeiro kit caiu na sua mão. Já o estudante Alexandre Nosé, da 6ª etapa do mesmo curso, encara a “brincadeira” como investimento: pretende seguir na área após se formar. “Participo de olimpíadas de robótica desde o Ensino Médio e pretendo me especializar em Automação e Robótica”, diz ele, membro de uma das 15 equipes inscritas na atual edição.

 

O Colégio Mackenzie incentiva o interesse pelo tema antes mesmo dos alunos virarem universitários. Estudantes da unidade de São Paulo foram convidados para o evento do dia 29, e em Brasília os mackenzistas acumulam premiações em competições nacionais e mundiais de robótica nos últimos anos.

4ª edição da sadia disputa, promovida pela Escola de Engenharia, acontece no dia 29 de outubro

 

SEGS

Whatsapp 159.9109-1551

LOGINEsqueceu?