WhatsApp vai informar o número do seu telefone ao Facebook
29/08/2016
Agora o Whatsapp vai compartilhar seu número de telefone com o Facebook.
Saiba o que significa essa mudança e como reagir, caso queira evitá-la.
O Whatsapp anunciou que irá compartilhar os números de telefone de seus usuários com o Facebook e que permitirá o envio de mensagens por empresas.
Com esta mudança você passará a receber sugestões de contatos mais relevantes mas, infelizmente, poderá receber também, alguns anúncios publicitários. Isso fará com que, certamente alguns usuários se sintam traídos, uma vez que a consultora em tecnologia da Ovum - Pamela Clark-Diskson - afirmou que "Quando o Whatsapp foi comprado pelo Facebook, garantiu que permaneceria como um serviço independente".
Ela assumiu, no entanto, que "De certa maneira, a empresa voltou atrás sobre algo que havia dito que não faria."
O Whatsapp também compartilhará dados sobre últimos acessos ao serviço.
Mas garantiu que não disponibilizará o conteúdo de mensagens enviadas.
"As mensagens criptopgrafadas continuam sendo privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nem o Whatsapp, nem o Facebook nem ninguém mais", afirmou a empresa em seu blog.
Publicidade
O Whatsapp também anunciou que seus usuários poderão optar por não compartilhar dados com o Facebook para fins de receber publicidade. Para isso é preciso seguir alguns passos simples.
• Quando o Whatsapp pedir que aceite os termos e condições do serviço atualizado, clique na opção "ler" para expandir o texto completo.
• Uma caixa de verificaçãona parte inferior permitirá evitar que seus dados sejam compartilhados para melhorar sua experiência com anúncios no Facebook.
No entanto, a empresa disse que, mesmo no caso em que os usuários do Whatsapp optem por não ter seu número de telefone compartilhado com o Facebook, "a família de empresas do Facebook (que inclui outros serviços, incluindo Instagram) ainda receberá e usará essa informação para outras finalidades".
A nova política do Whatsapp abre caminho a empresas interessadas em enviar mensagens comerciais aos usuários
De qualquer maneira, a empresa disse que irá testar as novas funções nos próximos meses, mas prometeu evitar a "experiência spam" e impedir que empresas inundem seus usuários com anúncios.