NÓS TROFÉUS CONTATO TRABALHE AQUI
NÓS TROFÉUS CONTATO TRABALHE AQUI
Executa - Gestão de Internet


Novo ciberataque mobiliza Ucrania e Russia
25/10/2017
Um novo ataque cibernético atingiu a Ucrânia nesta terça-feira (24), afetando o funcionamento do aeroporto de Odessa. O incidente também mobilizou várias mídias on-line na Rússia, quatro meses após o ataque cibernético global conhecido como NotPetya, iniciado nesses dois países.

-Parece que estamos enfrentando uma nova epidemia- alertou a empresa russa especializada em segurança de TI do Grupo IB, em um comunicado, nesta terça-feira (24). Conhecido como Bad Rabbit, este vírus de computador mostra na tela de computadores infectados um resgate de 300 dólares para pagar com a moeda virtual Bitcoin, de acordo com a mesma fonte.

-Uma série de instituições públicas e sites estratégicos na Ucrânia, bem como a mídia russa, estão entre suas vítimas- diz ainda o comunicado. Na Ucrânia, o ataque cibernético atingiu o aeroporto de Odessa (sul), declarou Evgueni Goukov, chefe de relações públicas do Grupo IB.

-O sistema informático no Aeroporto Internacional de Odessa foi atingido por um ataque on-line- disseram funcionários em um comunicado, citando problemas de desaceleração na entrega de serviços. Por sua vez, o metrô da capital Kiev indicou apenas que não aceitaria temporariamente o pagamento por cartão bancário, sem mencionar qualquer ataque.

Mídias russas afetadas

-Na Rússia, pelo menos três meios de comunicação on-line foram afetados, incluindo a agência de notícias Interfax Fontanka.ru, além do principal site de informações de São Petesburgo (noroeste), declarou Goukov. Às 17h locais, o site Interfax e Fontanka.ru ainda não estavam acessíveis, após várias horas de silêncio.

Por sua vez, a empresa russa Kaspersky Lab, especialista em segurança informática, afirmou que o ataque também afetou outros países. -A maioria das vítimas do ataque está na Rússia, mas também estamos vendo ataques similares na Ucrânia, Turquia e Alemanha, embora seus números sejam muito menores- disse Kaspersky Lab em um comunicado, afirmando que o vírus se espalha através de sites infectados em russo.

Os perpetradores do ataque -usaram métodos que se assemelham aos usados ??no ataque NotPetya, mas não podemos confirmar um link entre os dois- diz o comunicado.

No final de junho, um ataque cibernético ransomware, causado pelo vírus de computador NotPetya que havia começado na Rússia e na Ucrânia, afetou milhares de computadores em todo o mundo.
RFI

Whatsapp 159.9109-1551

LOGINEsqueceu?