A disciplina de robótica, recentemente adotada em algumas escolas brasileiras, tem estimulado o interesse de estudantes e de educadores pela área. De olho nas profissões do futuro relacionadas com esse segmento, alunos são incentivados a participar de projetos interdisciplinares que envolvem princípios da física, da matemática, da química e da informática. Um pouco do resultado desse trabalho pode ser conferido na 9º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal.
No estande da escola JK, por exemplo, o visitante da semana pode contemplar protótipos de robôs curiosos, entre eles, o braço robótico, uma proposta de produto para auxiliar portadores de necessidades especiais com esse tipo de limitação. É um exoesqueleto feito com peças de lego, controlado por um programa, explicou Natália Morales, 16 anos, aluna do 8º ano. Participar dessa iniciativa é interessante para quem quer ter uma experiência com mecatrônica ou, pelo menos, ter uma ideia de como funciona o mundo da robótica, sugeriu Natália.
O estande da instituição de ensino ainda apresenta outras atrações, como um jogo digital, uma miniatura de robô humanóide e de uma empilhadeira e o Tetrix For NXT (robô utilizado para acessar lugares de difícil acesso ou que oferecem risco de morte ao ser humano). No local, podem ser vistos, ainda, protótipos criados dentro da proposta temática da semana: Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. É o caso da máquina coletora de lixo e da casa inteligente abastecida por energia eólica.
Os trabalhos são supervisionados pelo professor Sandro Manoel, que há sete anos atua com projetos educativos na área e trouxe as ideias de um congresso que participou nos Estados Unidos. Para trabalhar com os protótipos, envolvemos os alunos de forma interdisciplinar aumentando o conhecimento adquirido em sala de aula, afirma o educador.
Jardim Robótico
Outra atração na área na Semana é o Jardim Robótico, iniciativa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Um cenário foi montado numa sala escura onde os visitantes são surpreendidos com robôs em formato de flores que interagem com o público, além de girassóis que se movimentam de acordo com o estímulo da luz.
A construção contou com a participação de alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unesp, que atuam também como monitores da exposição. O espaço recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e atraiu o interesse de vários grupos de estudantes.
A ideia é divulgar a ciência e a tecnologia robótica de forma interessante, principalmente para os jovens estudantes. O Brasil precisa de pessoas nesta área para o crescimento e desenvolvimento do país, afirmou Fernanda Yamanishi, aluna da Unesp e uma das autoras do projeto.