NÓS TROFÉUS CONTATO TRABALHE AQUI
NÓS TROFÉUS CONTATO TRABALHE AQUI
Executa - Gestão de Internet


O que é SAAS? - Software as a service
30/09/2013

Software como serviço, do inglês Software as a service, é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor recorrente pelo uso.


Não é necessariamente a tecnologia utilizada que determina o modelo. O software utilizado pode ser 100% web (utilizado via browser) ou pode ter alguma instalação local (como antivírus ou sistemas de backup). A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um "serviço") e a responsabilidade do fornecedor pela disponibilização do sistema em produção.


Benefícios:
Comparando com o modelo tradicional de distribuição de produtos de software (no qual o cliente adquire a licença de uso e se responsabiliza pela instalação e manutenção em produção) podemos destacar as seguintes vantagens do modelo SaaS para os clientes:


• Não exige que o cliente crie uma estrutura e capacite os profissionais para manter o sistema funcionando, permitindo que ela se foque no seu negócio


• Permite uma abordagem gradual de implantação, podendo começar com poucas licenças e expandir conforme tiver um retorno positivo do seu investimentos, reduzindo os riscos e o tempo para o retorno do investimento


• Permite aumentar ou reduzir as licenças ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do negócio.


• A implantação pode ser feita com pouca dependência das equipes de TI da empresa, não disputando prioridade com outros sistemas e podendo reduzir os tempos de implantação.

Um exemplo:
O software Admycar é uma ferramenta desenvolvida pela Executa e serve como exemplo.

Outro exemplo: tenha em mente um sistema de controle de emails.
Se um cliente entra em contato com uma empresa para que esta desenvolva uma solução, a empresa vai cobrar algo em cerca de $ 3.000,00 para desenvolver tal software e o mesmo será de propriedade do cliente.


Se uma empresa desenvolve a solução, a solução será da empresa e poderá vender o produto quantas vezes quiser cobrando os mesmos $ 3.000,00.


Se uma empresa desenvolve a solução e disponibilizá-la na internet dentro de seu próprio servidor e não cobra nada para seus clientes se cadastrarem, nada para receber email e com um limite de 99 GB de armazenamento, mas vai cobrar pelo envio de email a quantia de $0,01 e a mensalidade de $10,00 por outros serviços adicionais, aí fica caracterizado a obtenção de receita através de SaaS.


O SaaS quando utilizado de forma inteligente possibilita ganhos de receita variável que a longo prazo são mais viáveis que a venda de software comum. Pois cobrando-se como serviço, não pesa no bolso do cliente, podendo-se obter uma quantidade infinita de novos consumidores.


O dono do software continua sendo a empresa que a produziu e seus clientes sempre terão a solução mais atualizada a custos viáveis.
Apesar do nome similar, não deve ser confundido com Web Services, que diz respeito a modularização, reaproveitamento e integração de processos de sistemas heterogêneos. Mas de qualquer forma, é interessante que alguns sistemas que utilizem da teoria SaaS disponibilizem seus serviços através de Web Services, dessa forma, seus serviços poderão ser utilizados em outros sistemas, sem precisar de intervenção humana, gerando novos tipos de produtos e serviços automatizados.


Os conceitos de Saas (Software como um Serviço) e HaaS (Hardware como um serviço) estão se difundindo rapidamente com o novo modelo de computação conhecido como cloud computing.


A solução SaaS é indicada principalmente para Pequenas e Médias empresas pois permite que elas tenham acesso a boas soluções de tecnologia sem que façam grandes investimentos em hardware e infraestrutura.

Wkp

Whatsapp 159.9109-1551

LOGINEsqueceu?